Exposição no Museu Paranaense retrata o ensino da educação patrimonial em escolas públicas 23/11/2016 - 15:50

mpNa próxima terça-feira (29/11), às 17h, abre a exposição “Diálogos sobre a história e a importância da educação patrimonial de Curitiba”, no Museu Paranaense. A mostra é resultado do projeto de educação patrimonial desenvolvido pelo Museu da Escola Paranaense junto ao setor de Ação Cultural do Museu Paranaense para professores de história da rede pública estadual do Paraná. A entrada é gratuita.

Na exposição serão apresentadas fotografias e vídeos resultado das pesquisas realizadas pelos professores dentro das escolas onde atuam. O objetivo do curso foi estimular uma discussão sobre a importância da educação patrimonial com professores, pais e alunos, aproximando a comunidade escolar do reconhecimento de seu patrimônio cultural e reavivando o sentimento de pertencimento àquela escola, grupo, bairro, rio, praça, rua, etc.

“A união de esforços de professores e comunidade deu origem a esta exposição. A capacitação deu subsídio metodológico e amparo pedagógico para que os professores pudessem desenvolver trabalhos de pesquisa e ação com seus alunos sobre a memória e o sentido de pertencimento histórico-cultural com sua escola e o seu entorno. O resultado é esse trabalho, a muitas mãos, que expõe o patrimônio cultural existente dentro da cidade de Curitiba”, explicou o professor do Museu da Escola Paranaense, Cláudio Luis Nascimento Ogliari.

Sobre o projeto
O projeto de educação patrimonial é uma parceria entre o Museu da Escola Paranaense, a Secretaria de Estado da Cultura, o Museu Paranaense e a Secretaria de Estado da Educação – Departamento de Educação Básica. A ação integrada tem a finalidade de garantir o acesso à cultura, a uma formação cidadã e aos meios democráticos de conhecimento da sociedade, formada com base em ações que envolvem uma rede de sentidos materiais e imateriais ligados a objetos, edificações, lugares e modos de fazer.

Exposição “Diálogos sobre a história e a importância da educação patrimonial de Curitiba”
Abertura: 29 de novembro, às 17h
Período expositivo: até 12 de fevereiro de 2017