Fim de semana no MUPA terá exibição de filme sobre Burle Marx, palestra e caminhada exploratória para observar vegetação urbana 28/04/2022 - 11:30

O final de semana no Museu Paranaense será instigante para todos os apaixonados por plantas e paisagismo. Isso porque de sexta a domingo o museu promove três exibições gratuitas do documentário “Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx”. Dirigido por João Vargas Penna, o registro é um verdadeiro passeio pela produção e personalidade do multi artista, considerado um dos paisagistas mais influentes do século XX, apresentando suas ideias e lembranças em uma sucessão de paisagens sensoriais. 

Sexta-feira (29/04) às 19h; sábado (30/04) às 18h e domingo (01/05) às 15h. A primeira exibição, na sexta-feira, contará com a presença do diretor João Vargas Penna, e logo após a exibição do longa haverá um bate-papo com com mediação do arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, Paulo Chiesa. A liberação dos lugares será realizada 30 minutos antes de cada sessão, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local.Serão realizadas três sessões do documentário no MUPA, na sala Lange de Morretes. 


PALESTRA E CAMINHADA EXPLORATÓRIA - Em parceria com o Observatório do  Espaço Público, laboratório vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da UFPR, o MUPA promove neste sábado (30/04) duas atividades para pensar questões relacionadas à paisagem, arborização, registro e percepção dos elementos vegetais no cotidiano da cidade.


A primeira delas, marcada para às 14h30 no Museu, será a palestra “Espaços públicos e arborização: planejando um futuro urbano mais verde” com o arquiteto e professor Alessandro Filla e o pesquisador Mario Henrique F. Pavanelli. Na ocasião, o público poderá acompanhar reflexões a respeito da relação entre os espaços urbanos e a sustentabilidade, os benefícios do contato dos cidadãos com a natureza nos perímetros urbanos e debates sobre planejamento ambiental das cidades. 

Logo após a palestra, às 15h30, o público será convidado a participar da chamada caminhada exploratória “Caminhando e registrando a vegetação na paisagem de Curitiba”, com Alessando Filla e o pesquisador Ewerton Lemos Gomes. A caminhada exploratória é um percurso fotográfico que tem o objetivo de aguçar os sentidos para o elemento vegetal no cotidiano da cidade. 


Procura instigar o olhar para a presença da vegetação e sua contribuição nem sempre harmônica na relação entre o urbano e a natureza. Percorrendo o centro de Curitiba, serão destacadas situações que estimulem o ato consciente de “ver” o espaço e a natureza que nos cerca.


Para participar da atividade não é necessário inscrever-se previamente, basta chegar no MUPA até 15h30. O local de encontro é a sala Lange de Morretes, localizada no andar inferior do Anexo.


PROGRAMA PÚBLICO - Os eventos fazem parte do Programa Público “Se Enfiasse Os Pés Na Terra: relação entre humanos e plantas”, uma agenda promovida pelo MUPA que segue até o final de maio de 2022. Acesse a programação na íntegra nesta página. https://www.museuparanaense.pr.gov.br/Programa-Publico 
 
SERVIÇO - Exibição gratuita do documentário “Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx”, dirigido por João Vargas Penna
Sexta-feira, 29 de abril, 19h. Após esta sessão haverá um bate-papo com o diretor (atividade com intérprete de libras).

Sábado, 30 de abril, 18h;
Domingo, 01 de maio, 15h. 
Local: Sala Lange de Morretes do Museu Paranaense. 
Para assistir ao documentário e participar do bate-papo não é necessário inscrever-se previamente. A liberação dos lugares será realizada 30 minutos antes de cada sessão, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local.
 
Palestra “Espaços públicos e arborização: planejando um futuro urbano mais verde” com o arquiteto e professor Alessandro Filla e o pesquisador Mario Henrique F. Pavanelli.
Sábado, 30 de abril, às 14h30 
Para assistir à palestra não é necessário inscrever-se previamente. A liberação dos lugares será realizada a partir de 14h, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local (atividade com intérprete de libras).
 
Caminhada exploratória  “Caminhando e registrando a vegetação na paisagem de Curitiba”, com Alessando Filla e o pesquisador Ewerton Lemos Gomes.
Sábado, 15h30. Para participar da atividade não é necessário inscrever-se previamente, basta chegar no MUPA até 15h30. O local de encontro é a sala Lange de Morretes, localizada no andar inferior do Anexo.
O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba.