Líderes anciãos Kaingang visitam o Museu Paranaense em agosto 23/08/2017 - 16:32

Líderes anciãos Kaijngang visitam o Museu Paranaense em agostoNo dia 25 de agosto, sexta-feira, das 16h às 18h, o Museu Paranaense (MP) vai receber a visita de líderes anciãos Kaingang, os Kujás (pronuncia-se cunhás). Este grupo ocupa a Terra Indígena de Rio das Cobras, situada na região de Nova Laranjeiras, no interior do Estado, e é conhecido pela forte ligação com o artesanato. O evento é gratuito e aberto ao público.

O principal objetivo da visita é compartilhar a cultura dos Kaingang e também mostrar aos visitantes as cerimônias de canto e dança no Museu Paranaense. Essa será a primeira vez que o grupo de anciões sai da sua aldeia originária e interage com a comunidade não-indígena.

Logo após a visita ao Museu Paranaense, o grupo segue em direção à cidade de Morretes, no litoral do Estado, para participar do “Encontro dos Kujás” na Aldeia Indígena Tupã Nhe'e Kretã. O evento, realizado de 25 a 27 de agosto, visa reconhecer e manter a diversidade cultural e linguística do povo Kaingang. Haverá exposição de artesanato e comidas típicas da cultura indígena. Os ingressos variam de R$ 20 (um dia) a R$ 50 (três dias) + 1 kg de alimento não perecível.

Os Kujás
Kujás é o nome dado para o grupo de nove anciões rezadores da etnia Kaingang. O mais velho deles, hoje, já ultrapassou os 90 anos. A formação dos Kujás é feita a partir de uma longa tradição que vem passando oralmente há diversas gerações. O grupo se reúne para cuidar espiritualmente dos seus parentes na aldeia. O trabalho inclui benzimentos, curas com rezas e ervas medicinais, e também os rituais de batismo e funerais.

Visita dos Kujás Kaingang ao Museu Paranaense
Dia 25 de agosto (sexta-feira), das 16h às 18h