Líderes anciãos Kaingang visitam o Museu Paranaense em agosto 23/08/2017 - 16:32
O principal objetivo da visita é compartilhar a cultura dos Kaingang e também mostrar aos visitantes as cerimônias de canto e dança no Museu Paranaense. Essa será a primeira vez que o grupo de anciões sai da sua aldeia originária e interage com a comunidade não-indígena.
Logo após a visita ao Museu Paranaense, o grupo segue em direção à cidade de Morretes, no litoral do Estado, para participar do “Encontro dos Kujás” na Aldeia Indígena Tupã Nhe'e Kretã. O evento, realizado de 25 a 27 de agosto, visa reconhecer e manter a diversidade cultural e linguística do povo Kaingang. Haverá exposição de artesanato e comidas típicas da cultura indígena. Os ingressos variam de R$ 20 (um dia) a R$ 50 (três dias) + 1 kg de alimento não perecível.
Os Kujás
Kujás é o nome dado para o grupo de nove anciões rezadores da etnia Kaingang. O mais velho deles, hoje, já ultrapassou os 90 anos. A formação dos Kujás é feita a partir de uma longa tradição que vem passando oralmente há diversas gerações. O grupo se reúne para cuidar espiritualmente dos seus parentes na aldeia. O trabalho inclui benzimentos, curas com rezas e ervas medicinais, e também os rituais de batismo e funerais.
Serviço
Visita dos Kujás Kaingang ao Museu Paranaense
Dia 25 de agosto (sexta-feira), das 16h às 18h
Entrada gratuita
Museu paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba – PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h
(41) 3304 3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br
Fonte: SEEC