Livro infantil destaca a contribuição indígena à língua portuguesa falada no Brasil 16/08/2018 - 15:10

No dia 26 de agosto, às 10h, acontece o lançamento do livro infantil “Que Pira é Essa?”, do autor José Álvaro Carneiro, no Museu Paranaense. O evento traz a presença do autor para uma sessão de autógrafos, além de promover também uma oficina de carimbos gigantes, ministrada pela ilustradora Carla Irusta. A entrada é franca.

O livro propõe apresentar a contribuição indígena ao idioma português. Diversos são os termos indígenas que dão nome aos nossos animais, montanhas, rios, cidades e pessoas como Pirambóia, Piracicaba, piracema, pirarucu, Iracema, Inaiê, entre outras. Para saber o que elas significam, é preciso partir do vocábulo pira, termo de origem tupi-guarani que significa peixe. O livro infantil “Que Pira é Essa?” convida o leitor a conhecer a diversidade dos povos indígenas presentes no Brasil, procurando despertar o interesse pelo tema de forma lúdica.

A partir do encontro da menina Inaiê com um peixe, a obra apresenta informações atuais sobre os povos indígenas do Brasil, com foco na contribuição indígena à língua portuguesa que falamos por aqui. Pira e diversos outros termos estão presentes na nossa língua. O curioso (e triste) é que muita gente usa essas palavras no dia a dia sem saber o que significam e de onde vieram.

Lançamento do livro infantil "Que Pira é Essa?", de José Álvaro Carneiro

26/08/2018, das 10h às 12h