MUPA anuncia conceito norteador do II Edital de Ocupação do Espaço Vitrine 21/12/2021 - 15:06

Em 1915, a poeta norte-americana Hilda Dootlittle publica “The Pool”, um pequeno poema de cinco linhas. Sem ritmo, sem rimas, sem métrica regular. Mas essa pequena construção propõe imagens fortes que remetem à uma história sobre o contato. Um contato entre pessoas? Entre pessoas e animais? Múltiplas podem ser as interpretações em “The Pool”. Foi pensando na atmosfera inspirada pelo poema que o Museu Paranaense lança neste mês sua nova campanha de comunicação, intitulada “Re-contato”. 

Direcionando tematicamente as ações em 2022, em especial os projetos que serão selecionados no II Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, o título da campanha remete à retomada do contato do Museu com seu público, através do desdobramento de práticas e programações ligadas à pesquisa científica, conservação de patrimônio, arte contemporânea, design, arquitetura e outras artes aplicadas. Para Richard Romanini, diretor artístico do MUPA, “a ideia de contato também será um ponto norteador para falar sobre as muitas almas do MUPA: o diálogo entre antropologia e identidades múltiplas, arqueologia e memória, história e experimentações futuras, humanidade e natureza”. Uma abordagem interdisciplinar sobre a coexistência.   

Assim como na proposta de 2019, chamada de “Sinal dos Tempos”,“Re-contato” conta com um ensaio fotográfico que busca traduzir o conceito em imagens, e que poderá ser conferido a partir de dezembro deste ano por meio da comunicação virtual do Museu Paranaense; basta acessar as redes sociais e o site do MUPA. O público também poderá conhecer a proposta ao visitar o espaço físico do Museu. 

II Edital de Ocupação do Espaço Vitrine - O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design e Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação. 

Segundo a diretora do MUPA, Gabriela Bettega, o programa busca abrir o espaço institucional do Museu para dar amplitude e projeção a jovens artistas, arquitetos, designers e pesquisadores. “O edital abre o espaço do museu para ocupação de propostas de jovens artistas, designers, arquitetos, enfim, a variadas formas de expressão com o objetivo de fomentar o deslocamento destas ideias a um espaço de interação social e trocas, como se apresenta o Museu hoje, a fim de incentivar a produção deles.”

Na primeira edição foram selecionadas três propostas, expostas ao longo de 2021. Nesta segunda edição, além de custear gastos relacionados à montagem, o Museu irá contemplar os selecionados com um cachê de R$ 2.500,00.

Interessados e interessadas em enviar propostas para a segunda edição devem se inscrever no período de 10 de janeiro até 10 de fevereiro de 2022. O formulário de inscrição será divulgado nas redes sociais e site do MUPA, e os selecionados devem ser anunciados no dia 05 de março de 2022.

 

The Pool
Hilda Doolittle, 1915. 

Are you alive?
I touch you. 
You quiver like a sea-fish.
I cover you with my net.
What are you - banded one?

A Piscina*
Hilda Doolittle, 1915. 

Você está vivo?
Eu te toco. 
Você treme como um peixe do mar.
Eu te cubro com a minha rede. 
O que é você - entrelaçado?   

 

* tradução livre ao português. 

 

SERVIÇO - Acompanhe as ações do MUPA através do site e redes sociais do Museu:

Instagram: @museuparanaense | Facebook: /Museu Paranaense
 

Visite: Rua Kellers, 289, bairro São Francisco - Curitiba
Entrada gratuita. 

Créditos da campanha Re-contato
Conceito e direção: Museu Paranaense
Fotografia: Walter Thoms
Modelos: Laremi Paixão e Leonardo da Cruz
Produção: Marco Novack
Agradecimentos: Abrão Assad

GALERIA DE IMAGENS

  • Créditos: Walter Thoms.
    Créditos: Walter Thoms.
    Créditos: Walter Thoms.
    Créditos: Walter Thoms.
    Créditos: Walter Thoms.
    Créditos: Walter Thoms.