MUPA anuncia programação especial para a 23.ª Semana Nacional de Museus 06/05/2025 - 10:33
Entre os dias 12 e 18 de maio, o Museu Paranaense (MUPA) participa da 23.ª Semana Nacional de Museus, evento que mobiliza instituições culturais em todo o país em celebração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Para marcar a data, o MUPA promove duas ações gratuitas e abertas ao público: uma visita mediada voltada especialmente para o público idoso, no dia 15, e a instalação da campanha do V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, no dia 18. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar.
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que reúne museus, centros culturais e instituições de memória de todo o Brasil. O objetivo é valorizar os museus e aproximá-los da sociedade, por meio de uma programação variada. Neste ano, o tema proposto é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Confira a programação completa abaixo:
Visita mediada “Trajetórias de vida no tempo e no espaço”
15/05 (quinta-feira), das 10h30 às 12h
A visita convida os participantes a se conectarem com histórias de vida presentes nas exposições do MUPA, articulando memórias, temporalidades e territórios de diferentes culturas. A mediação tem como foco a mostra “Nosso estado: vento e/em movimento”, que reúne registros, depoimentos e objetos de comunidades que integram a cultura paranaense.
Ao final da visita, os participantes serão convidados a uma prática de escrita inspirada nos temas abordados. A atividade é voltada preferencialmente ao público idoso, mas aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrição prévia.
Instalação da campanha do V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine “Boca de Arquivo”
18/05 (domingo), das 10h às 14h
A quinta edição da campanha, intitulada “Boca de Arquivo”, orientou o conceito do edital que selecionará a ocupação do Espaço Vitrine em 2025. Direcionada a práticas contemporâneas interdisciplinares, a proposta instiga reflexões sobre os arquivos como lugares de reconstrução e questionamento dos limites éticos, históricos, políticos e sociais das narrativas.
Como parte da campanha, será apresentada uma instalação com o vídeo e as Máscaras Sonoras, esculturas sonoras da artista paranaense Inara Vidal. As obras, que integram o acervo do MUPA após doação, dialogam com o vídeo produzido em parceria com a artista. Durante o período, o júri segue avaliando as propostas submetidas ao edital.
SERVIÇO – Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba
Entrada gratuita.