MUPA anuncia resultado final do II Edital de Ocupação do Espaço Vitrine 31/03/2022 - 15:56

O II Edital de Ocupação do Espaço Vitrine recebeu 61 propostas de artistas, arquitetos, artesãos e pesquisadores do Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O período de inscrições foi de 10 de janeiro até 04 de março deste ano e as propostas são voltadas para a ocupação do Espaço Vitrine, dentro do museu.

O programa tem como objetivo trazer exposição nas áreas de Artes Visuais, Design e Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação. Nesta segunda edição, além de custear gastos relacionados à montagem, os selecionados receberão uma contrapartida financeira de R$ 2.500,00.

A comissão julgadora foi formada por 4 representantes da sociedade civil e dois colaboradores da equipe do MUPA. As três propostas selecionadas pela comissão estão listadas abaixo, por ordem alfabética, seguidas de uma proposta selecionada como suplente. Vale ressaltar que a equipe do Museu entrará em contato com proponentes selecionados via e-mail para encaminhar todas as informações necessárias.

• “Coleção à brasileira: visita a colecionadora-diarista”, do proponente Everton Leite;
  • “Folha de papel”, da proponente Manoela Cavalinho;
  • “Segunda natureza”, da proponente Milla Jung.

À proponente selecionada como suplente será solicitado apenas o envio dos documentos caso um dos três projetos selecionados não cumpra as exigências previstas no II Edital de Ocupação do Espaço Vitrine. Proposta selecionada como suplente:

• “Ter fé é dançar na beira do abismo”, da proponente Dariana Martiól de Souza.

Comissão Julgadora
Mariana W. von Hartenthal

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR (2000), mestrado em Museologia pela Southampton University (Inglaterra, 2002) e mestrado em Tecnologia pela UTFPR (2009). Concluiu o doutorado em História da Arte na Southern Methodist University (EUA) em 2017. Foi pesquisadora na área de fotografia no Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro) e faz estágio pós-doutoral no Departamento de Sociomuseologia da Universidade Lusófona (Lisboa). Desenvolveu trabalhos junto a museus como o Horniman Museum and Gardens, o Museum of Fine Arts, Houston e o Hammer Museum. No Brasil, atua como museóloga e historiadora da arte junto a instituições como o Museu Oscar Niemeyer, o Museu Casa Alfredo Andersen e o Museu Paranaense. Atualmente participa de um projeto para a criação de uma plataforma digital baseada em tecnologia blockchain que busca conectar artistas e ONGs.

Emanuel Monteiro
Artista. Professor no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes Visuais da UFRGS (2021). Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS (2015). Graduado em Educação Artística (habilitação em Artes Visuais) pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Vive em Curitiba. Desenvolve pesquisa em desenho e pintura. Atualmente é representado pela Galeria Mamute, em Porto Alegre.

Érica Storer
Formada em Artes Visuais pela UFPR, seu interesse caminha entre as relações do corpo, desempenho, trabalho e performance. Entre suas principais realizações está sua participação em diversos festivais, entre eles a programação da Venice International Performance Art Week, em Veneza Itália; o festival de performance FREE FEM RADICAL, curada pelo grupo PAERsche, na Colônia - Alemanha; a programação de performances da SP-Arte, em São Paulo; a Temporada de Performance da Galeria Farol em Curitiba e a Semana de Performances da Bienal Internacional de Curitiba. Em 2019-20 integrou o Programa de Residência Artística no Institut Supérieur des Beaux Arts – Besançon, Franche-Comté. Em 2020, compôs o CICLO da PIVÔ-PESQUISA, em São Paulo. e também foi ume des artistas premiades no 7° Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake.  Recentemente foi contemplada no  49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e concorre ao prêmio da 30ª Mostra de Arte da Juventude do Sesc Ribeirão Preto.

Abrão Assad
É arquiteto, urbanista, escultor, designer e economista.

Sobre o edital - O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design e Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação.
Segundo a diretora do MUPA, Gabriela Bettega, o programa busca abrir o espaço institucional do museu para dar amplitude e projeção a jovens artistas, arquitetos, designers e pesquisadores. “O edital abre o espaço do museu para ocupação de propostas de jovens artistas, designers, arquitetos, enfim, a variadas formas de expressão com o objetivo de fomentar o deslocamento destas ideias a um espaço de interação social e trocas, como se apresenta o museu hoje, a fim de incentivar a produção deles.”

O II Edital de Ocupação do Espaço Vitrine foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel, Sanepar, Compagás, Grupo Barigui, Banco Bari e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).