MUPA divulga o resultado final do III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine; confira as propostas selecionadas 05/05/2023 - 12:11

A terceira edição do Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do Museu Paranaense recebeu 81 propostas de artistas, arquitetos, artesãos e pesquisadores residentes no Paraná, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais. As inscrições aconteceram, de forma on-line, de 16 de março até 10 de abril de 2023. Os selecionados receberão uma contrapartida financeira no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada.   


Sob o tema “Próximos Rituais”, esta edição recebeu propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design, Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição (Antropologia, Arqueologia e História), reforçando a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos do conhecimento.   

A comissão julgadora foi formada por três representantes da sociedade civil, Diogo Duda, Yhuri Cruz e Milla Jung, e dois colaboradores da equipe do MUPA. As três propostas selecionadas pela comissão estão listadas abaixo, por ordem alfabética, seguidas de uma proposta selecionada como suplente. Vale ressaltar que a equipe do Museu entrará em contato com proponentes selecionados nos próximos dias, via e-mail, para encaminhar todas as informações necessárias. Confira as propostas selecionadas:
 

  • “Encontros”, do proponente Augusto Leal;
  • “Procurem-se”, da proponente Luana Navarro;
  • “Vidro”, do proponente Jandir Jr.

À proponente selecionada como suplente será solicitado apenas o envio dos documentos caso um dos três projetos selecionados não cumpra as exigências previstas no III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine. Proposta selecionada como suplente:

 

  • “Queimadas”, da proponente Julia Arbex.


COMISSÃO JULGADORA


Diogo Duda
Diogo Duda é artista, formado pela Universidade Estadual do Paraná em 2018; como visitante, frequentou a Universidade Estadual de Belas Artes Städelschule (Alemanha) em 2017; recentemente integrou a equipe de curadores da mostra “Ante ecos e ocos” (MUPA, 2022); tem obras nos acervos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu de Arte de Britânia (GO) e Museu Paranaense; atualmente vive e trabalha em Curitiba. 


Yhuri Cruz
Yhuri Cruz, 27, artista visual e escritor, graduado em Ciência Política, Rio de Janeiro. Desenvolve sua prática artística a partir de configurações poéticas entre o fantasmagórico e o real, buscando dar conta do que denomina memórias subterrâneas e da necropolítica como plano neocolonial. Tomando essas memórias como assombrações, sua produção escultórica recente se materializa numa fusão de pedras e gravuras. Outras pesquisas de caráter mais instalativo tendem a se relacionar com monumentos, presenças afrodiaspóricas, memoriais e informações silenciadas.


Milla Jung
É fotógrafa, artista visual e pesquisadora em artes visuais. Atualmente investiga questões sobre imagem e esfera pública a partir da relação entre práticas artísticas e políticas da imagem. Doutora em poéticas Visuais pela ECA-USP, mestre em teoria da Arte pelo CEART-UDESC, especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais pela UCAM, aperfeiçoamento no Centro Internacional de Fotografia – ICP, em NY/USA e na Escola para Assuntos Fotográficos de Praga, na República Tcheca. Entre outros compôs o júri e curadoria do 67º Salão Paranaense do MAC/PR, recebeu e participou do “Prêmio Trajetórias em Artes Visuais”, do Prêmio “Outras Palavras” na categoria Ensaios Críticos, do XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, o Rede Nacional FUNARTE (5º, 7º e 10º), da Bolsa de Produção de Artes visuais (3ª e 6ª), entre outras exposições.


SOBRE O EDITAL - O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design e Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação. Desde sua primeira edição até a atual, 168 propostas de artistas já foram selecionadas e apresentadas ao público, em exposições gratuitas dentro do próprio museu.


Segundo a diretora do MUPA, Gabriela Bettega, “neste ano o tema norteador do edital buscou estimular os proponentes a pensar em novas maneiras de convívio e de apontar futuros possíveis a partir de suas próprias ancestralidades”. Para ela, esse diálogo não se limita ao tema norteador, mas também abrange as disciplinas centrais do organograma do Museu Paranaense: Arqueologia, Antropologia e História. “Por meio das 81 propostas que recebemos nesta terceira edição, percebemos que há um interesse na interdisciplinaridade entre esses diversos campos de atuação e conhecimento”, afirma. 


Ao longo deste ano, o público poderá desfrutar de três exposições que apontam para as inquietações trazidas pelo III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine. 

 

LISTA DE INSCRITOS