MUPA divulga os projetos selecionados no V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine 18/06/2025 - 17:07

O Museu Paranaense torna público nesta quarta-feira, 18 de junho, os três projetos selecionados para a quinta edição do Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, com o tema “Boca de Arquivo”. As três propostas selecionadas pela comissão estão listadas abaixo, seguidas de três propostas suplentes. Vale ressaltar que a equipe do museu entrará em contato com os selecionados nos próximos dias, via e-mail, para dar andamento aos próximos passos. 

Confira as propostas selecionadas:

"Vitrine Panfletária", de Elilson.

"Teoria da Flutuação", de Marcus Deusdedit.

"MIRAGEM", de ciber_org.

Às propostas selecionadas como suplentes será solicitado apenas o envio dos documentos caso um dos três projetos selecionados não cumpra as exigências previstas no edital ou desista da candidatura.

Propostas selecionadas como suplentes:

1.º "Era do Ruído: Arquitetura de uma Civilização em Colapso", de Juliana Galbetti.

2.º  "o trajeto da luz", de amorí.

3.º "Personagem: Arquivo, Cenário: Arquivo", de Maíra Dietrich.

O edital propôs refletir os arquivos como possibilidade de reelaboração dos limites éticos, históricos, políticos e sociais da formação de narrativas históricas. As inscrições, abertas de 31 de março a 28 de abril de 2025, tinham o objetivo de receber propostas expositivas de ocupação no espaço para ocorrerem ao longo do ano.

A comissão julgadora foi composta por pesquisadores, curadores e artistas, três representantes da sociedade civil, Francisco Mallmann, Miro Spinelli e Mônica Hoff, e duas integrantes do MUPA, Heloisa Nichele e Roberta Horvath.

Seguindo os critérios estabelecidos no edital, todos os projetos foram avaliados por cada membro da comissão considerando: contemporaneidade e relevância; adequação ao Espaço Vitrine; relação com as áreas de atuação do MUPA e com a proposição “Boca de Arquivo”; viabilidade técnica e de produção; e clareza e coerência da proposta.

Voltado às áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e Pesquisa, o programa anual é aberto a propostas individuais ou de grupos que estabeleçam diálogos com o acervo, as disciplinas científicas da instituição e com o conceito norteador da edição. Neste ano, cada um dos selecionados receberão uma contrapartida financeira no valor de R$ 8.000,00.

SOBRE O EDITAL – O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa anual e contínuo do Museu Paranaense que representa o interesse da instituição, tradicionalmente voltada às áreas de Antropologia, Arqueologia e História, em ampliar sua atuação de forma interdisciplinar para áreas de Arquitetura, Design e Artes Visuais, Artes Cênicas e pesquisa, a fim de promover diversas formas de expressão cultural no museu. O Espaço Vitrine está situado em um ambiente de ligação entre os edifícios do museu, e assemelha-se a uma grande janela transparente e permeável ao entorno. Desde a primeira edição, de 2020, já contemplou doze artistas, pesquisadores e coletivos interdisciplinares de diferentes cidades do país.

GALERIA DE IMAGENS