MUPA promove mesa-redonda sobre plantas nas práticas do Candomblé e do Daime 02/03/2022 - 15:27

No próximo sábado, 05 de março, o público interessado no poder das plantas dentro de tradições e saberes ancestrais terá a oportunidade de acompanhar uma conversa rica em trocas e conhecimentos, promovida gratuitamente pelo Museu Paranaense (MUPA). A mesa-redonda "Plantas de poder no contexto de tradições e saberes ancestrais" convida a pesquisadora Karoliny Martins, a praticante do Daime  e fardada do Céu da Nova Vida, Juliana Rodrigues, além da yalorixá do Candomblé Yiagunã Dalzira.

Diversos são os saberes e fazeres que perfazem o cultivo, uso e veneração em torno das plantas nas práticas tradicionais, mediadoras das relações entre humanos e o sagrado. Nesse sentido, Karoliny Martins e Juliana Rodrigues irão compartilhar esse conhecimento em torno do Daime, suas qualidades curativas, conselheiras e corretivas, a primeira pelo viés antropológico e a segunda pela perspectiva de fardada do Daime. Da mesma forma Iya Gunã Dalzira trará seus conhecimentos e vivências enquanto yalorixá do candomblé sobre o mundo das plantas, domínio de Ossayn, evidenciando práticas de cura física e espiritual por meio de defumações, chás e usos cotidianos.

O evento integra a programação geral do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”, promovido pelo Museu. Para acompanhar a programação completa do Programa Público, que segue até maio deste ano, acesse esta página no site do MUPA.

CONVIDADAS
Yiagunã Dalzira: yalorixá do candomblé. Militante do movimento negro, de mulheres e das comunidades de terreiros e religiões de matriz africana no Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Tecnologia e Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Karoliny Martins: licenciada em Ciências Sociais pela PUC-PR, mestranda em Antropologia pela UFPR, professora de sociologia da rede pública estadual e pesquisadora-bolsista do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Drogas da UFPR.

Juliana Rodrigues: pesquisadora, professora de Arte e doutoranda em Educação. É praticante da doutrina do Daime e fardada do Céu da Nova Vida desde 2017. Investiga as noções de ética, estética e decolonialidade nos processos de constituição de si.

SERVIÇO – Mesa-redonda "Plantas de poder no contexto de tradições e saberes ancestrais" com a yalorixá Iya Gunã, praticante da doutrina do Daime Juliana Rodrigues e a pesquisadora Karoliny Martins.
 Sábado, 05 de março, às 15h
A liberação dos lugares será realizada a partir de 14h45, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local.

Local: Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba
Entrada gratuita.

Acompanhe a programação completa do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” no site do MUPA.