MUPA promove palestras e debate virtual na Semana de Museus 19/05/2020 - 09:30

Na semana em que se comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio), o Museu Paranaense promove palestras e debate virtuais com base no tema da 18ª Semana de Museus: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. A programação se concentra nos dias 18 a 20 de maio pelo Instagram, sempre a partir das 18h.

No dia 18/05, o antropólogo Leonardo Campoy fala sobre “As potencialidades das deficiências”; e no dia 19/05, a antropóloga do museu Josiéli Spenassatto aborda o “Poder e silenciamento: o problema da representatividade no acervo antropológico do MUPA”. Para finalizar, os dois pesquisadores participam de uma live debatendo as pesquisas apresentadas.

“É preciso reconhecer de uma vez por todas que a vergonha, o preconceito e a falta não colonizam completamente as vidas das pessoas com deficiência. Por meio de uma série de estratégias prostéticas, corporais, emocionais e relacionais, elas encontram múltiplas formas de viver plenamente à sua maneira. Suas táticas não buscam preencher ou substituir o que lhes falta. Eis aí o grande valor de uma antropologia feita com pessoas com deficiência: o de perceber que as artes de vida dessas pessoas se fazem aceitando suas condições para extrair delas potencialidades”, comenta Campoy, que é doutor em antropologia e professor da disciplina na PUC-PR. Suas pesquisas e engajamentos acadêmicos giram em torno da deficiência e da anormalidade.

Josiéli é bacharel e licenciada em Ciências Sociais e mestre em Antropologia pela UFPR. Desde 2018 atua como pesquisadora no departamento de Antropologia do Museus Paranaense. Sua fala no dia 19/05 propõe pensar sobre o problema da representatividade nos acervos etnográficos dos museus, em especial nos acervos do MUPA. Com base no tema da Semana de Museus 2020, “cabe uma revisão crítica das histórias das formações de acervos etnográficos, pontuando silenciamentos, esquecimentos, anonimatos, entre outras relações de poder imbricadas, como forma de estimular uma reflexão apontando para o futuro: como escapar do problema do poder e do silenciamento? Como promover formas distintas de representação cultural por parte dos museus?”, reflete.

Por fim, na quarta-feira 20 de maio, Josiéli e Campoy participam de uma live juntos para debater as pesquisas apresentadas e comentar sobre o tema norteador da Semana de Museus. A conversa terá duração de aproximadamente 1h.

SEMANA DE MUSEUS - A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Em 2020 o tema é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, que leva à reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter na valorização da diversidade e na promoção da inclusão.

FECHADOS - Os museus do Estado estão temporariamente fechados para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais desde o dia 17 de março de 2020.

Museu Paranaense | MUPA
Facebook e Instagram: @museuparanaense