MUPA promove visita guiada em Libras para celebrar o Setembro Azul 04/10/2022 - 17:59

Em celebração ao mês do orgulho surdo, o Museu Paranaense realiza uma visita guiada em Libras para surdas e surdos conhecerem as exposições em cartaz e um pouco sobre a história da instituição. O evento acontece no dia 1º de outubro, sábado, das 14h às 16h, e terá como mediadora Rafaela Hoebel, consultora, professora e poeta surda.

Ao longo do ano, muitas são as cores que identificam, em cada mês, temáticas sociais, da área da saúde, ou mesmo identitárias. O Setembro Azul representa a comunidade surda, que nem sempre teve seus direitos garantidos. Por ser uma época repleta de datas históricas nacionais e internacionais, essa comunidade comemora o mês e realiza inúmeros eventos Brasil afora.

Mais sobre a data - A escolha da cor faz referência a um triste período do século passado, em que os nazistas amarravam faixas azuis nos braços de uma parte dos capturados para identificar as pessoas com alguma deficiência. Dessa forma, a comunidade ressignificou o azul para representar e mostrar a superação por trás deste acontecimento e manter viva a memória daqueles que sofreram consequências desumanas apenas por existirem.

O mês de setembro, portanto, representa as conquistas, realizações e história de uma comunidade que vem lutando contra os preconceitos e barreiras e que, ainda hoje, busca espaço, acesso e representatividade.

Libras no museu - De 2017 a 2019, o Museu Paranaense realizou um projeto em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com alunos(as) surdos(as) do curso de Letras Libras. Na ocasião, o grupo produziu vídeos didáticos, inteiramente em Língua Brasileira de Sinais, com temáticas relacionadas ao Museu. Um destes vídeos pode ser visto na exposição “Arqueologia Pré-Colonial do Paraná” localizada no primeiro andar do anexo. Também como política de acessibilidade do museu, todas as palestras contam com intérpretes e tradutores de Libras.

Saiba quais são as datas importantes:

- 10/09 – Dia Mundial da Língua de Sinais

- 23/09 – Dia Internacional da Língua de Sinais.
*No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e representa um grande avanço para essa comunidade. A língua de sinais não é universal e cada país tem a sua.

- 26/09 – Dia Nacional dos Surdos

- 30/09 – Dia Internacional do Surdo e Dia Internacional da Tradução e do Tradutor/Intérprete

Serviço - Visita guiada em Libras para surdas e surdos
Data: 1º de outubro de 2022
Local: Museu Paranaense - Rua Kellers, 289
Evento gratuito sem necessidade de inscrição.