MUPA retoma visitas mediadas para grupos escolares 09/11/2021 - 14:56

Boa notícia para as escolas do Paraná: a partir do dia 16 de novembro, o Departamento Educativo do Museu Paranaense irá retomar o atendimento a grupos escolares de escolas públicas ou privadas através de agendamento prévio. Os atendimentos serão realizados sempre às terças, quintas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (10h) ou tarde (14h). O MUPA oferece duas opções de visitas mediadas:  

Exposição Ephemera/Perpétua: 
Visita mediada + Oficina. 
Número de estudantes: até 20 (acompanhados por 2 adultos responsáveis.)
Duração:1h30. 

Conjunto de exposições do circuito de longa duração: 
Arqueologia do Paraná;
Cidades coloniais;
Povos indígenas;
Curitiba; símbolos em questão;
Eu memória, eu floresta: história oculta.

Visita mediada.
Número de alunos: até 30 (acompanhados por 3 adultos responsáveis). 
Duração: 1h30.

educativo

Só em 2019, o Departamento Educativo do Museu Paranaense realizou o atendimento a 11.959 crianças, adolescentes, adultos e idosos, em visitas mediadas das exposições em cartaz. As atividades são desenvolvidas em articulação com as diversas áreas de pesquisa que compõem a instituição (antropologia, arqueologia e história), propondo estabelecer relações dialógicas com os visitantes recebidos pelo museu e considerando as múltiplas formas de aprender e compartilhar conhecimento coletivamente. 

As ações educativas são geradas a partir das exposições em cartaz, sejam elas do acervo da instituição ou mostras itinerantes. O departamento atua como unidade mediadora entre o museu e o público de perfis diversos, espontâneos e agendados. A partir do mês de março de 2022, os grupos escolares interessados nas visitas mediadas contarão com um leque maior de opções e poderão ter acesso à visitas específicas nas mostras ligadas à arqueologia, povos indígenas e acervo histórico. 

Público espontâneo- Além da retomada das visitas mediadas para grupos escolares, o Departamento Educativo criou um jogo voltado para o público espontâneo de adultos com crianças a partir de 6 anos. Disposto na sala de visitação da mostra Ephemera/Perpétua, o material é impresso e permite que as famílias explorem a exposição de maneira divertida, por meio de enigmas que devem ser desvendados ao longo da visita. As charadas presentes no mapa referem-se aos objetos expostos na mostra. No verso do impresso, os jogadores podem conferir as respostas e aprenderem mais algumas curiosidades sobre as peças. 


SERVIÇO - A agenda para visitação já está aberta e o contato pode ser realizado de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, através dos telefones (41) 3304-3305 / (41) 3304-3309 ou pelo e-mail: educativo_museupr@secc.pr.gov.br . 

Mais informações sobre cada mostra podem ser consultadas no próprio site do museu, neste link.