MUPA terá palestra sobre história, memória e legado das mulheres negras 04/10/2022 - 16:36

Durante o mês de julho, o Museu Paranaense recebeu uma série de ações para marcar e celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Fechando a programação, acontece nesta terça-feira (26) a palestra “Mulheres negras: história, memória e legado de resistências”, com Giselle dos Anjos Santos. A palestra começa às 19h, é gratuita e aberta a todos os públicos. Não há necessidade de inscrição prévia para participar. 

Ativista e historiadora, Giselle atua como pesquisadora no CEERT (Centro
de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). É doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo (USP), mestra em Estudos de Gênero e Teoria Feminista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa sobre as intersecções de gênero e raça na América Latina e desenvolve atualmente um projeto acerca da produção intelectual das mulheres negras na diáspora (mais especificamente em Cuba e no Brasil). Também é autora do livro “Somos todas rainhas” (2012), sobre a história das mulheres negras no Brasil, e coautora do
livro “Mujeres afrodescendientes en América Latina y el Caribe: Deudas de igualdad” (2018), organizado e publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL-ONU), no Chile e no Brasil.

 

SERVIÇO - Palestra “Mulheres negras: história, memória e legado de resistências”, com Giselle dos Anjos Santos. Mestre de cerimônias: Telma de Mello.
Programação parte da agenda “Julho das Pretas” no MUPA. 

Terça-feira (26/07) a partir das 19h no Museu Paranaense
Entrada gratuita sem necessidade de inscrição prévia. 
Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS