Mesa-redonda promoverá debate sobre arte, natureza e colonização 14/02/2022 - 09:28

No próximo sábado, 19 de fevereiro, o Museu Paranaense irá promover a mesa-redonda “Nessa terra, em se plantando, tudo dá: diálogos sobre arte, natureza e colonização”. A atividade integra a programação geral do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” e a mesa convida a curadora Fernanda Pitta e o artista Jaime Lauriano para as reflexões junto ao público.

A fala da curadora Fernanda Pitta parte da seguinte indagação: e se pudéssemos pensar as relações entre arte e natureza no Brasil, ou pelo menos em alguns dos capítulos dessa história, como perpassada por processos não só de colonização mas também de autocolonização? A partir do termo utilizado pela historiadora Armelle Enders para descrever processo de dominação do território brasileiro – como um processo de dominação interno e não externo, do bandeirantismo à expansão do “progresso” no século XX no Brasil – serão abordadas as contradições desse processo e seu impacto sobre as artes visuais brasileiras.

O diálogo que o artista Jaime Lauriano pretende ter com o público tem como ponto de partida a sua obra que dá título à mesa. A obra Nessa terra, em se plantando, tudo dá, de 2015, e que hoje integra o acervo da Pinacoteca de São Paulo, consiste em uma muda de pau-brasil, que cresce dentro de uma estufa até que as suas raízes e galhos destruam a própria estrutura que permite o crescimento da muda. Esta violência imposta sobre a arquitetura da estufa alude às violências aplicadas aos povos nativos da América Latina com o processo de colonização. Ao destruir a estrutura que a contém, a muda de pau-brasil estará fadada a sua própria destruição, condicionando assim a sua existência ao seu aprisionamento.

Para participar da mesa-redonda não é necessário inscrever-se previamente. A liberação dos lugares será realizada a partir de 16h30, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local. Vale lembrar que essa atividade integra a programação geral do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” e você pode conferir mais detalhes a respeito do programa acessando o site do MUPA: https://www.museuparanaense.pr.gov.br/Programa-Publico

SOBRE OS CONVIDADOS
Fernanda Pitta é curadora sênior na Pinacoteca de São Paulo e professora na FAAP. Os seus interesses de pesquisa centram-se na discussão de paradigmas da arte nacional e no lugar da arte indígena nas narrativas da arte brasileira. Foi bolsista da FAPESP, Fellow da AAMC e AAMC Foundation, Clark Art Institute, Biblioteca Getty e Visiting Scholar na Fakultet for kunst, musikk og design, Noruega. É coordenadora, com Susanna van der Watt e Lizabé Lambrechts, do projeto de pesquisa Decay Without Mourning: Future-thinking heritage practices, com financiamento do Riksbankens Jubileumsfond.

Jaime Lauriano é artista visual, graduado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, no ano de 2010, e já realizou diversas exposições individuais no Brasil e no exterior. Com trabalhos marcados por um exercício de síntese entre o conteúdo de suas pesquisas e estratégias de formalização, Jaime Lauriano nos convoca a examinar as estruturas de poder contidas na produção da História. Em peças audiovisuais, objetos e textos críticos, Lauriano evidencia como as violentas relações mantidas entre instituições de poder e controle do Estado – como polícias, presídios, embaixadas, fronteiras – e sujeitos moldam os processos de subjetivação da sociedade. Assim, sua produção busca trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado, aos arquivos confinados, em uma proposta de revisão e reelaboração coletiva da História.

SERVIÇO – Palestra “Nessa terra, em se plantando, tudo dá: diálogos sobre arte, natureza e colonização” no Museu Paranaense (MUPA) com o artista Jaime Lauriano e a curadora Fernanda Pitta.

Sábado, 19 de fevereiro, às 17h

Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba
Entrada gratuita.

Acompanhe a programação completa do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” no site do MUPA: https://www.museuparanaense.pr.gov.br/Programa-Publico