Museu Paranaense abre exposição sobre Frederico Lange de Morretes 26/03/2018 - 15:00

Autorretrato, Frederico Lange de Morretes, 1912, litografia. Acervo MPNesta quarta-feira (28/03), a exposição “Arte e Ciência entrelaçadas: Frederico Lange de Morretes” será inaugurada no Museu Paranaense (MP). A mostra permanece até o dia 22 de julho de 2018. A entrada é gratuita.

Os visitantes poderão conhecer o universo das obras de arte e das produções científicas de Frederico Lange de Morretes, pesquisador do MP, malacologista e artista plástico, falecido em 1954. O acervo inédito traz obras reunidas em diferentes instituições do Paraná, proporcionando uma viagem no tempo ao público, e ainda fotografias de exposições, estudos e desenhos, conchas, zoólitos (artefatos em forma de animais de sambaquis do litoral sul do Brasil), entre muitos outros.

A ideia da mostra surgiu em 2017 após o Museu Paranaense receber a doação de cerca de 700 peças – por parte de familiares de Lange – com pertences pessoais como pincéis e palhetas, artigos científicos, estudos e materiais arqueológicos. “Mesmo após 64 anos de sua morte é possível reviver a memória e se aproximar deste importante artista-pesquisador do Paraná”, comenta uma das curadoras da exposição e arqueóloga do MP, Claudia Parellada.

Frederico Lange de Morretes
O artista plástico e pesquisador do Museu Paranaense nasceu no ano de 1892 na cidade de Morretes, litoral do Paraná. Foi aluno de Alfredo Andersen aos 13 anos e em 1910, incentivado por Andersen, partiu para a Alemanha e estudou artes gráficas em Leipzig, e Belas Artes em Munique. Em 1920 voltou para o Brasil e se dedicou às artes e às ciências, lecionando no Ginásio Paranaense e na Escola Normal. Participou da fundação da Escola de Belas Artes do Paraná, em 1948, ministrando anatomia e fisiologia. Foi responsável pela descoberta de novas espécies de moluscos no litoral brasileiro. Morreu em 19 de janeiro de 1954, após retornar de uma excursão científica, vítima de um infarto fulminante. Conforme desejo manifestado em vida, foi enterrado em pé na sua cidade natal e em direção ao pico do Marumbi.

Abertura da exposição “Arte e Ciência entrelaçadas: Frederico Lange de Morretes (1892-1954)”
Dia 28 de março de 2018 às 17h
Período expositivo: até 22 de julho de 2018