Museu Paranaense abre neste sábado inscrições para nova Ocupação do Espaço Vitrine 18/03/2024 - 17:01

O Museu Paranaense (MUPA) abre neste sábado (16) as inscrições para o IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, voltado para propostas de exposição em 2024 nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa em diálogo com as disciplinas científicas da instituição – Antropologia, Arqueologia e História. O conceito norteador deste ano tem como tema “Interlúdio” e fala sobre regimes de visibilidade e invisibilidade.

Segundo a diretora do MUPA, Gabriela Bettega, o edital chega à quarta edição reafirmando o interesse do museu em ampliar sua atuação interdisciplinar, a fim de estabelecer possíveis relações simbólicas entre o seu acervo e as exposições selecionadas.

“O edital reafirma o interesse do museu de expandir suas fronteiras para além de suas especialidades tradicionais de pesquisa”, afirma. “Essa iniciativa reflete a atual missão da instituição, de incentivar o diálogo com a comunidade de jovens artistas, designers, arquitetos e outros, promovendo um espaço de encontros, atento às questões contemporâneas”.

O Espaço Vitrine está situado em um ambiente de ligação entre os edifícios do museu e assemelha-se a uma grande vitrine. Desde 2020, já passaram por esse espaço trabalhos de nove artistas e coletivos, vindos de diferentes regiões do país, com as mais diversas propostas artísticas.

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser feitas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário online, disponível no site. Interessados e interessadas em enviar suas propostas para o edital devem se inscrever até 18 de abril de 2024, e a previsão de divulgação do resultado é no dia 18 de maio de 2023. As propostas de exposição selecionadas receberão uma contrapartida financeira no valor de R$ 8 mil.

Podem se inscrever pessoas físicas individuais ou em grupo, inclusive curadores, colecionadores, produtores e pesquisadores, maiores de 18 anos, bem como pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras residentes no país.

A banca examinadora será integrada por cinco membros, dois da equipe do MUPA e três da sociedade civil, composta por pesquisadores e artistas.

Para embasar essa edição, foram produzidos um texto com o conceito norteador e imagens fotográficas, que buscam traduzir os interesses trazidos pela campanha deste ano. Veja AQUI o conceito norteador do IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine.

Serviço:

Inscrições Edital de Ocupação