Museu Paranaense convida crianças e adolescentes para programação de férias 15/01/2024 - 18:31

Ao longo deste mês, o Museu Paranaense (MUPA) oferece uma programação especial e gratuita de férias para crianças e adolescentes, de 23 a 25 de janeiro. As atividades incluem contação de histórias, oficinas de capoeira e gravura, cada uma destinada a um público específico, desde crianças pequenas até adolescentes.

O MUPA apresentará três dias de atividades culturais e educativas. No primeiro dia (23/01), a exposição "Ante ecos e ocos" será tema de uma visita guiada com foco no tema da capoeira, seguida de uma oficina prática sobre a arte de brincar com o próprio corpo. No segundodia (24/01), a instituição promove uma visita com mediação à mostra "mau da língua", de davi de jesus do nascimento, complementada por uma sessão de contação de histórias para crianças. No terceiro dia (25/01), a atividade será uma visita mediada ao museu e oficina de xilogravura, proporcionando uma experiência prática em gravura.

As atividades têm o objetivo de enriquecer o período de férias, desenvolvendo, ainda cedo, o interesse pela cultura, pela arte e pelo acervo da instituição. O MUPA foi a primeira instituição científica e cultural do Paraná e seu acervo é reconhecido como um dos mais importantes da América Latina.

A programação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição prévia. Confira os detalhes:

Terca-feira (23/01)

Visita com mediação na exposição “Ante ecos e ocos” no núcleo “Vem jogar mais eu” + Oficina: Capoeira, a arte de brincar com o próprio corpo
Horário: 14h30 – 17h
Público: crianças e adolescentes (8 anos a 16 anos)
Link para inscrição

A exposição “Ante ecos e ocos” tem por objetivo questionar a presença e o apagamento da população negra na construção da história do Paraná. Assim, a mediação terá enfoque no núcleo “Vem jogar mais eu” com o tema da roda de capoeira que será trabalhado pela artista Meia Lua na oficina “Capoeira, a arte de brincar com o próprio corpo” que iniciará com uma roda de conversa na exposição. A visita tem a intenção de apresentar o museu para o público participante e aprofundar as questões da exposição “Ante ecos e ocos” para então iniciar a oficina.

A oficina visa estimular a sensibilidade e a percepção por meio dos elementos da capoeira e das riquezas contidas nos sons e batuques dos ritmos brasileiros, regionais e africanos. Inicia com uma roda de conversa trazendo a contextualização histórica da capoeira e seus instrumentos, em seguida os participantes irão deslocar-se para o espaço externo do museu e a ministrante fará a apresentação de cada instrumento e ensinará como manuseá-los. Os instrumentos, berimbaus/caxixis, pandeiros, reco-reco e agogô, serão oferecidos na oficina. Na última etapa será passado um alongamento/aquecimento e feito a roda de capoeira pedagógica. Orienta-se que as crianças e adolescentes venham com roupas leves e confortáveis para se movimentar.

Sobre a ministrante:
Meia Lua é multiartista, cantora, compositora e percussionista/instrumentista paranaense. Atua nas mais variadas vertentes. Licenciada em Música pela UNESPAR (FAP), poetisa, atriz – Pé no Palco, bailarina no Grupo UMNúcleo de pesquisa em dança UNESPAR (FAP), Pós Graduada em Psicopedagogia e Graduanda em Musicoterapia é uma das organizadoras do Grupo Feminino de Pesquisa Samba Mulher – Roda de Samba Maria Navalha, Samba do Compositor Paranaense e Grupo Musical Choro de Sábado. Professora pesquisadora brincante de Cultura Popular Brasileira, capoeirista graduada pela ABADÁ-CAPOEIRA – Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, filiada pela Federação Paranaense de Capoeira e Confederação Brasileira de Capoeira e atuante no Grupo de Percussão de Maracatu AROEIRA. Como artista independente, propõe em seu processo de criação variados estilos, tanto como cantora/instrumentista solo no cenário musical paranaense quanto em projetos de inclusão social.

Quarta-feira (24/01)

Visita com mediação na exposição “Mau da língua” + Contação de história com Alissa Dubiella
Horário: 14h – 16h
Público: crianças (3 a 9 anos)
Link para inscrição

A exposição “Mau da língua”, primeira mostra individual de davi de jesus do nascimento no Museu Paranaense, reúne uma seleção de desenhos, pinturas, fotografias, falas e objetos que remetem as trajetórias e memórias da ancestralidade do artista. A mediação, voltada para o público de primeira infância, proporcionará uma experiência sensorial explorando os elementos expostos e em seguida será iniciado a contação de história do conto “A coroa do rei”. Essa narrativa relata de maneira simples mas muito criativa e cativante a trajetória de um rei que iniciou uma jornada atrás de sua coroa. Por meio da dobradura de papel, vai se revelando vários personagens e elementos que nos conduzem nessa viagem, e finaliza com uma grande surpresa.

Sobre a ministrante: Alissa atua como educadora infantil, onde tem a oportunidade de compartilhar histórias, brincadeiras e vivências com crianças diariamente, sempre trazendo recursos manuais, despertando a imaginação e encantamento.

Quinta-feira (25/01)

Visita mediada + Oficina de Gravura

Horário: 14h30 – 17h
Público: crianças e adolescentes (10 anos a 16 anos)
Link para inscrição

A visita mediada será um percurso que irá questionar o que é uma gravura, mostrando algumas técnicas desse processo, observar semelhanças e diferenças e também contemplar obras e objetos em exposição que são feitos a partir dessas inúmeras possibilidades do gesto de gravar. Após a mediação, será realizada uma oficina de xilogravura, na qual os participantes terão a experiência de explorar o material da madeira e também o processo da impressão.

Serviço – Férias no MUPA
De 23 a 25 de janeiro de 2024