Museu Paranaense dá treinamento de conservação de acervo para técnicas da Universidade do Norte do Paraná 11/09/2017 - 14:50

Curso de conservação no MPAs funcionárias Juliana Carolina da Silva e Camila Pereira de Souza, ambas da Universidade do Norte do Paraná (UENP), de Jacarezinho, interior do Estado, estão em treinamento intensivo no Museu Paranaense, em Curitiba, ao longo das últimas semanas.

Durante os dias de capacitação, as funcionárias puderam realizar a conservação de uma pintura, realizando desde a desmontagem à catalogação de acervos. Satisfeita, Juliana comentou sobre a experiência: "o treinamento foi maravilhoso, aprendemos a higienizar, catalogar e também a realizar pequenos reparos nos documentos mais desgastados”.

De acordo com a responsável do Laboratório de Conservação e Restauro (Lacore), Deise Falasca de Moraes, o trabalho é minucioso e demorado. “Exige atenção e paciência e elas se desenvolveram muito bem ao longo do treinamento", elogiou.

O diretor do MP, Renato Carneiro Jr., que desde o inicio de 2017 reassumiu a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), explica que a intenção é ampliar a capacitação fornecida pelo museu. “Queremos ajudá-los a ampliar esse trabalho e melhorar a preservação do patrimônio, essa memória que é de todos".

Lacore
Esse treinamento é uma das parcerias do Laboratório de Conservação e Restauro (Lacore) do museu, que atende pesquisadores e técnicos de outras instituições públicas para estreitamento de parcerias e disseminação do conhecimento na área de conservação do patrimônio público.

O laboratório trabalha com a conservação preventiva, atuando na higienização dos objetos do acervo do Museu Paranaense. Os problemas de deterioração são diagnosticados junto com os dados coletados diretamente das peças como: dimensões, autoria, período, materiais da composição, além da verificação das técnicas utilizadas nas intervenções anteriores.

Treinamento no Laboratório de Conservação e Restauro (Lacore) do Museu Paranaense
Informações: 41 3304-3331 | 41 3304-3334 | lacore_mp@seec.pr.gov.br