Museu Paranaense envia exposição a Peabiru que dá visibilidade às tradições afrobrasileiras 25/05/2016 - 14:00

A população de Peabiru e da região poderá conferir a partir de quarta-feira, 25, a exposição “Negra Curitiba” com imagens a partir da visão da fotógrafa Socorro Araújo. Os trabalhos estarão expostos na Casa da Cultura Prof. Nely Pinheiro, até o dia 22 de julho, das 8h às 17h. A cidade é a primeira do interior do Estado a receber a exposição.

As fotografias foram produzidas em espaços historicamente ligados às mulheres negras na cidade de Curitiba, relacionando imagens de pinturas de populações negras no século XIX. O ensaio retrata cenas que evocam a força, riqueza histórica e social do trabalho e das tradições da cultura negra, já retratadas nas pinturas de Debret na primeira metade do século XIX.

As imagens que compõem o ensaio, na concepção de Socorro Araújo, buscam dar visibilidade às tradições afrobrasileiras e o seu empoderamento no Estado do Paraná, contribuindo para a conscientização da população com vistas ao reconhecimento e fortalecimento das características socioculturais e à preservação de seus valores étnicos.

A exposição é fruto da parceria da divisão de Cultura de Peabiru com o Museu Paranaense. Segundo o chefe da divisão, Jair Elias dos Santos Júnior, essa é a primeira das exposições que apresenta ao município em parceria com o Museu. “Graças a sensibilidade da direção do Museu Paranaense temos a oportunidade de trazer para o interior do Paraná essa bela e rica exposição que agora vai estar aos olhos dos peabiruenses e interessados”.

Segundo Jair, as equipes multidisciplinares das escolas da rede municipal e estadual serão convidadas para visitar a exposição com os alunos. O objetivo é estimular a discussão, reflexão e conscientização sobre questões que abordem a diversidade racial.

Fonte: Itribuna