Museu Paranaense promove tarde de autógrafos com Jurandir Souza 19/02/2018 - 14:20

Tarde de autógrafosO Museu Paranaense (MP) promove no dia 23 de fevereiro, sexta-feira, uma tarde de autógrafos do livro “Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão” com o autor Jurandir Souza. A obra faz parte da coleção Teses do Museu Paranaense. O evento começa às 17h no auditório Loureiro Fernandes e a entrada é gratuita.

O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr. explica que o museu tem como missão a preservação, divulgação da história, da cultura e do patrimônio do Paraná. “A publicação de livros aumenta bastante a possibilidade de que mais pessoas visualizem elementos da nossa história e conheçam a fundo alguns desses temas. Para o museu também é muito importante permanecer no cenário científico nacional e internacional com publicações deste nível”.

A publicação faz um panorama sobre as comunidades de descendentes negros no Paraná. No livro é retratada a história e as condições atuais da comunidade Varzeão, localizada no município de Dr. Ulysses, interior do Estado. A obra já está disponível para download gratuitamente no site do MP.

Sobre o autor
Jurandir Souza é graduado em Ciências Sociais (1993), mestre em Antropologia Social (2004) e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (2014) pela UFPR. Seu foco sempre foi trabalhar com populações afrodescendentes de Curitiba e do Paraná. Fez parte do grupo de trabalho Clóvis Moura do Governo do Paraná (2008-2010), no mapeamento das comunidades quilombolas do Estado. Trabalhou no Setor de Antropologia do Museu Paranaense, entre 2012 e 2014, tendo atuado também na Coordenação das Relações Étnico-Raciais e no Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Estadual da Educação. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Minas Gerais (FAE/UEMG).

Tarde de autógrafo do livro “Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão | Coleção Teses do Museu Paranaense” de Jurandir Souza
Dia 23 de fevereiro de 2018 às 17h
Auditório Loureiro Fernandes