Museu Paranaense recebe exposição sobre a história das artes marciais no Japão 27/06/2016 - 14:10

Exposição O Espírito do BudôNo dia 1º de julho, o Museu Paranaense, em parceria com a Fundação Japão São Paulo e com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, apresenta a mostra “O espírito do Budô: a história das artes marciais no Japão”. A exposição reúne diversas peças importantes do acervo da Fundação Japão, entre elas armaduras antigas utilizadas pelos guerreiros samurais, capacetes de diversos tamanhos e formas, espadas, lanças, arco e flecha, além de exibir peças contemporâneas utilizadas pelos praticantes de artes marciais. A entrada é gratuita.

Esta exposição propõe uma breve história das artes marciais japonesas e foi planejada e produzida sob um panorama de forte interesse pela cultura das artes marciais do Japão no exterior. Divide-se em dois módulos. No primeiro, reproduções e originais de armas antigas - arco e flecha, espadas, lanças e afins. Armaduras de alto valor histórico, capacetes e demais objetos utilizados pelos antigos guerreiros samurais - apresentam a evolução das artes marciais no Japão.

No segundo módulo, o visitante tem a oportunidade de conhecer melhor a filosofia das artes marciais japonesas, da reorganização do Bujutsu (tradicionais técnicas de combate) em Budô (“Bu” significa espírito do samurai e “Do” significa caminho) nos séculos XIX e XX, à incorporação do espírito das artes marciais pelos japoneses do século XXI.

São apresentados vestuário típico e objetos utilizados para prática das diversas artes marciais, como o Judô, Kendô (arte marcial com espada de bambu), Kyudô (arte marcial com arco e flecha), Karatedô, Sumô, Naginata (arte que utiliza arma antiga de madeira), Shorinji Kempo (arte com movimentos precisos e roupa típica), Aikidô e Jukendô (arte que utiliza rifle de madeira).

Para os japoneses, o peso da tradição recai sobre vários aspectos do seu cotidiano. O termo Bu (espírito do samurai) possui forte conexão com a cultura japonesa, sendo também incorporado pela cultura popular. O “Espírito do Budô” é basicamente a essência do caminho para incorporar esse espírito de samurai, não somente nas artes marciais, mas em outros aspectos da existência humana. O estudo deste conceito permite o alcance de uma compreensão mais profunda e significativa do Japão e do seu povo.

Exposição “O espírito do Budô: a história das artes marciais no Japão”
Período expositivo: 1º de julho a 24 de julho de 2016
Terça a sexta das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h