Museu Paranaense recebe visita de familiares de seus fundadores 10/05/2017 - 16:10

seecNa última quarta-feira, dia 3 de maio, o Museu paranaense recebeu a visita de Antônio Carlos Leão e José Cândido Muricy Neto, descendentes diretos dos fundadores do museu. Eles puderam conhecer as instalações, exposições e reservas técnicas do museu.

Antônio Carlos fez doação de um quadro a óleo retratando seu tataravô, Agostinho Ermelino de Leão, um dos fundadores do MP. Enquanto que Muricy tem intenção de doar um retrato, uma espada e uma arma de seu avô, o general José Cândido Muricy, filho do também fundador do Museu de mesmo nome, José Cândido Muricy. O quadro foi pintado por Alfredo Andersen e a espada e arma foram usadas nos eventos da Proclamação da República, quando o avô acompanhava os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Para o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro, “é muito interessante que as famílias dos fundadores do museu continuem se relacionando desde o século XIX. Com esta visita, as famílias dos idealizadores desta que é uma das mais antigas instituições museológicas do país endossam, de alguma forma, o trabalho que vem sendo desenvolvido para a revitalização do Museu Paranaense. Oportunamente iremos realizar uma cerimônia para receber a doação deste significativo acervo, por se tratar de peças muito importantes para a história do Brasil e de nosso Estado, colocando-as em seguida em exposição.”

Histórico
Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. A instituição guarda um acervo riquíssimo em artefatos históricos, antropológicos e arqueológicos, que juntos contam a memória do Estado. É o primeiro museu do Paraná e o terceiro no Brasil.

Museu paranaense
Rua Kellers, 289 | São Francisco | Curitiba | PR