Novembro Negro: MUPA terá programação especial durante o Mês da Consciência Negra 09/11/2023 - 11:53

No mês de Novembro, Mês da Consciência Negra, é tempo de celebrar a cultura afro-brasileira e afro-paranaense e evidenciar as resistências da população negra contra a discriminação racial. Como espaços de produção de memórias e construção de narrativas, os museus têm tem um papel decisivo na atuação para uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista.  

Por isso, neste mês, o Museu Paranaense (MUPA) promove uma programação especial no chamado Novembro Negro, com ações educativas e culturais para fortalecer o protagonismo e resistência do povo negro. 

As ações do Novembro Negro no MUPA vão acontecer nos dias 17, 18 e 20 de novembro , são totalmente gratuitas e abertas ao público geral. Confira a programação abaixo e participe:   

 

Sexta (17/11), das 14h às 16h

Mediação e ação Educativa Ante Ecos e Ocos

A exposição “Ante ecos e ocos” tem por objetivo questionar a presença e o apagamento da população negra na construção da história do Paraná. Assim, a ação educativa prevê um espaço de diálogo e desconstrução de narrativas pré estabelecidas pelo senso comum sobre a presença afro-paranaense, trazendo localidades de resistência e personalidades negras para além da exposição.

Entrada gratuita e aberta a todos os públicos.

Inscreva-se aqui!

 

Sábado (18/11), das 14h às 16h

Oficina de ritmos afro-brasileiros, com o ritmo norteador samba-reggae

A oficina será ministrada pelo artista Diorlei Santos, presidente do Bloco Afropretinhosidade, coordenador do grupo Princesas do Ritmo CWB e educador na ONG Passos da Criança. O encontro vai abranger uma parte teórica e prática com os instrumentos musicais, oferecidos na oficina. 

Entrada gratuita e aberta a todos os públicos.

Inscreva-se aqui!

 

Segunda (20/11), das 18h às 21h30

Dia Nacional da Consciência Negra - celebração dos 50 anos do hip hop

Neste ano se comemora 50 anos do movimento hip hop, que remonta ao ano de 1973, em Nova York. Para celebrar essa forma de expressão artística e cultural das comunidades afro-americanas e latinas, e fortalecer a cena curitibana, a Movimenta Feminista Negra organizou uma noite de encontros com manifestações do hip hop, com breaking dance, discotecagem, slam e batalha de rap na tenda do MUPA. 

Vão participar diversos artistas de Curitiba e região, como Samuka BR, que é DJ, MC, rapper, cantor, ativista, grafiteiro, poeta, agente cultural e fundador e presidente da Associação dos Rimadores; B.Boy Everson, integrante do grupo South Brothers Crew; Liah Vitória, MC rapper mirim e atriz do grupo de teatro "Trupe Periferia"; e Lua D’Avila, que é rapper e compositora.

E além disso, haverá uma homenagem à cantora e compositora Roseane Santos, com apresentações de algumas de suas músicas. A artista faleceu em outubro, e nos últimos 21 anos construiu sua carreira na cidade.

Entrada gratuita e aberta a todos os públicos. Não necessita inscrição.


 

SERVIÇO - Novembro Negro no MUPA

Entrada gratuita. Confira a agenda na matéria para as atividades que necessitam de inscrição prévia.

O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba

Acompanhe novidades em: @museupaeranaense