Oficina ensina noções de desenho com base nos movimentos do corpo 02/03/2020 - 15:40

São quatro encontros de 11 de março a 1º de abril de 2020. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Museu Paranaense

De 11 de março a 1º de abril, todas as quartas-feiras, o Museu Paranaense (MUPA) recebe a oficina “Desenho e Movimento”, que vai trabalhar noções de desenho a partir do olhar para os gestos e movimentos do corpo. O curso, coordenado pela artista visual e pesquisadora Fernanda Pavão, será dividido em quatro encontros, das 14h às 17h, na sala de exposições temporárias do museu. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

Desenho e Movimento
Fernanda Pavão na oficina "Desenho e Movimento". Foto Felipe Fontoura

A oficina apresenta fundamentos que norteiam o desenvolvimento e expansão das noções de desenho a partir do olhar para os gestos e movimentos do corpo e da criação de um campo aberto de experimentação coletiva. Mais que um curso de desenho sobre movimento, é uma introdução ao estudo do corpo.

Três módulos principais conduzem os encontros: a Linha, que trabalha propriamente o desenho com lápis e papel. Conforme a linha se move pelo papel, novas possibilidades de conexão aparecem, sempre buscando a exploração dos espaços propostos; o Gesto, buscando a compreensão dos gestos cotidianos e artísticos; e o Movimento, a espiral como energia do movimento e ponto de contato do corpo e suas reverberações.

Fernanda Pavão vive e trabalha em Curitiba, Paraná. Formada em Arte e Tecnologia pela Parsons the New School of Design (Nova Iorque), em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (Curitiba) e pela Escola Panamericana de Arte e Design (São Paulo). Participou da residência artística Location One em Nova Iorque e trabalhou no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) como assistente curatorial de Performance e Arte Moderna entre 2009-2011. Entre 2012 e 2015 realizou uma série de ritos artísticos (performances) intitulado Amagoa aonde desenvolve um trabalho sobre a cor, o movimento, o corpo, a dança. Em 2018 integra o grupo de dança contemporânea A Milionésima, composto só por mulheres e cria sua oficina de Desenho e Movimento.

SERVIÇO
“Desenho e Movimento - Oficina de desenho, pesquisa e introdução ao estudo do corpo”por Fernanda Pavão
Dias 11, 18 e 25 de março e 1º de abril de 2020 (quartas-feiras)
Sala de exposições temporárias
Inscrições gratuitas: CLIQUE AQUI

Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba/PR
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.
www.museuparanaense.pr.gov.br | (41) 3304-3300

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4