Oficina no Museu Paranaense provoca reflexão sobre a estética negra 22/11/2016 - 16:15

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) está promovendo o Mês da Consciência Negra. A programação foi elaborada em parceria com as secretarias de Educação (SEED) e Família e Desenvolvimento Social (SEDS), o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR) e o Conselho Estadual de Cultura (CONSEC). Entre as ações realizadas, a oficina “Estética negra, tranças e turbantes”, apresentada pela professora Kenia Cristina Robertina, reuniu cerca de 40 pessoas no Museu Paranaense na última semana.

Na oficina, além de aprender a fazer tranças e turbantes, os participantes discutiram sobre educação étnico-racial na infância, trocaram experiências, fizeram sugestões para melhorar o ambiente de trabalho onde existe preconceito. “O mais importante é a reflexão que você gera na pessoa ao ensinar fazer os turbantes. Eu sempre começo com a parte teórica, mas a prática é muito melhor porque quando estamos produzindo o assunto fica mais leve e as pessoas aceitam melhor o que precisa ser dito. O produzir se torna muito mais gostoso”, comenta a professora Kenia.

O responsável pela equipe multidisciplinar do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Mário Fernando participou da oficina e destacou a importância de acompanhar ações como essa. “O mais importante, além de aprender a fazer as tranças e os turbantes, é a conversa que realizamos. Saber como as pessoas reagem a essa questão do visual que choca bastante, isso demonstra que ainda existe muito preconceito”, afirma.

A programação do Mês da Consciência Negra segue até o início de dezembro. No dia 25, sexta-feira, o Museu Paranaense será palco de um grande show-baile com a banda EletroMuv e convidados, a partir das 19h. E dia 7 de dezembro, às 19h, abre a exposição fotográfica Negros no Paraná - Aspectos da cultura negra no Estado, no hall da Secretaria de Estado da Cultura.

Mês da Consciência Negra
Local: Museu Paranaense
Endereço: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco. Curitiba – PR.
Programação completa: www.cultura.pr.gov.br.