Secretaria de Cultura lamenta a morte do geólogo João José Bigarella 06/05/2016 - 16:40

É com muito pesar que lamentamos o falecimento do geólogo e ilustre cientista João José Bigarella, aos 92 anos, ocorrido ontem (05/05) em Curitiba.

Defensor da natureza, da Serra do Mar e do Litoral do Paraná, Bigarella foi um dos fundadores do curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entusiasta da Preservação do Patrimônio Cultural dos Paranaenses, fez parte, por muitas gestões, do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (CEPHA) e também trabalhou no Museu Paranaense, onde começou em 1944 como estagiário e depois permaneceu como pesquisador associado. Bigarella manteve uma estreita relação com o MP ao longo de sua vida, com o qual até recentemente colaborou com discussões sobre arqueologia. “O museu foi minha escola de vida, onde eu desenvolvi a capacidade de pesquisa”, costumava dizer o professor.

"O professor Bigarella foi um grande apaixonado pela Ciência e pelas coisas do Paraná. Temos muita honra de sua ligação com o Museu Paranaense e esperamos que os cidadãos de nosso Estado saibam honrar sua grande presença e dedicação, lutando pela preservação do nosso meio ambiente e nossa cultura", afirma Renato Carneiro, diretor do Museu Paranaense.

Em mais de 60 anos de carreira, publicou mais de 200 artigos técnicos e científicos em diversos países, sobre os mais variados temas, com enfoque principal na Geologia.

Ao Museu Paranaense deixou uma história de parceria, amizade e grande produção científica.