150 anos da Família Hauer no Brasil

Imagem da Exposição

Acesso à galeria de imagens da Exposição "150 anos de Família Hauer no Brasil"

A exposição "150 anos de Família Hauer no Brasil" contempla dezenas de documentos e objetos históricos da família relevantes ao contexto paranaense. Com esta exposição, o Museu Paranaense presta sua homenagem aos pioneiros da Família Hauer e seus descendentes, que ajudaram a forjar uma parte importante da história do Paraná.

Em meados do século XIX, várias regiões do que viria a ser a Alemanha passaram por sérias mudanças econômicas, políticas e sociais, e milhares de pessoas tiveram que deixar suas terras, bens, familiares, amigos e amores em busca do desejo de uma vida mais digna e justa. José Hauer Senior, aos 22 anos, pôde vivenciar esta experiência, atravessando o oceano numa viagem que duraria dois meses e meio. Chegou no final de agosto de 1863 na Colônia Dona Francisca (hoje Joinville-SC), destino de milhares de imigrantes de origem alemã. Menos de dois meses depois, subiu a serra e chegou a pequena cidade de Curitiba, dando início a uma oficina de selaria. Devidamente instalado, José Hauer Senior aconselhou e estimulou a vinda de seus irmãos da Alemanha.

Serviço:
150 anos da Família Hauer no Brasil