Chamada Pública para estudantes indígenas universitários

O Museu Paranaense (MUPA) torna público a abertura do processo seletivo para três bolsas que contemplam pesquisa, curadoria e consultoria e são voltadas para estudantes indígenas que estejam na universidade. Os selecionados irão atuar no museu ao longo do período entre junho de 2022 e março de 2023 exclusivamente em uma nova exposição abordando temáticas da cultura indígena, prevista para inaugurar no final deste ano.

Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 800,00. A carga horária prevista é de 8 horas semanais em atividades presenciais no museu, sendo que os dias e horários dessas atividades serão acordados entre a equipe do MUPA e os estudantes selecionados no programa.

1

Formulário "Chamada Pública | Bolsa de pesquisa/curadoria/consultoria para estudantes indígenas universitários"

Divulgação dos estudantes selecionados:

Camila Mīg Sá dos Santos da Silva (Curitiba - Paraná) | Estudante do curso de Ciências Sociais - UFPR

Ivanizia Ruiz Guimarães (Comunidade Indígena de São Francisco de Tocantins - Amazonas) | Estudante do curso de Direito - UFPR

Robson Chaves Delgado / Murutinga (São Gabriel da Cachoeira - Amazonas) | Estudante do curso de Jornalismo - UFPR

A equipe do Museu Paranaense entrará em contato com os selecionados por email ou telefone para solicitar a documentação necessária para o projeto e informar o início das atividades.

Os critérios para a escolha dos estudantes indígenas universitários foram: a disponibilidade para dedicação de 8h semanais em atividades presenciais no Museu Paranaense; criação, envolvimento e/ou participação em eventos culturais; boa comunicação verbal e escrita; interlocução com aldeias no Paraná e outros estados.

Destacaram-se os estudantes que compartilharam já terem participado de exposições, projetos ou ações em outras instituições museológicas.

O Museu Paranaense agradece a todos os estudantes que tiveram interesse e participaram desta Chamada Pública.