PROCUREM-SE

 

capa_procurem-se

 

MOSTRA TEMPORÁRIA

Em cartaz de 09/2023 a 12/2024

Acesse o folder da exposição

“PROCUREM-SE”, da artista visual Luana Navarro, foi uma das propostas contempladas no III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do MUPA. Tendo como disparador o contexto político em 2018, o uso imperativo do verbo foi mobilizado pela artista como um convite e, ao mesmo tempo, um apelo. “PROCUREM-SE” tomou forma desde então como um adesivo de distribuição gratuita, que ao longo dos anos ocupou diversos cenários, públicos e privados. O trabalho ocupa o Espaço Vitrine do MUPA com outra dimensão e forma de existir desde o contexto do Museu.

 

 

geral procurem-se

Texto crítico

Na sua primeira exposição individual no MUPA, a artista visual Luana Navarro (Maringá, 1985) aposta na palavra única. 

Uma só palavra que leva à ação simples: “PROCUREM-SE”. 

Porque pode aquietar, mesmo que por um momento, o ruído dos dados, opiniões, informações e mentiras. A ação simples respira; ganha o tamanho de uma pessoa. 

Em “PROCUREM-SE”, cada letra tem o tamanho de uma pessoa e se assemelha às pessoas em sua diferença: 

P, uma pessoa diferente de R, uma pessoa diferente de O, uma pessoa diferente de C, uma pessoa diferente de U, uma pessoa diferente de R, uma pessoa diferente de E, uma pessoa diferente de M, uma pessoa diferente de S, uma pessoa diferente de E, uma pessoa diferente.

Pela ação simples da palavra única, essas letras-pessoas talvez nos levem a procurar os nossos diferentes. Não é necessário instrumento, conhecimento ou técnica, mas é preciso estar junto na intenção de procurar.

Em conversa com o trabalho “Procuro-me” (2002), da artista visual Lenora de Barros (São Paulo, 1953), a palavra única de Luana Navarro não é capturada por um único lugar. Ela se mantém porque está registrada na memória da parede. Mesmo depois que coberta de tinta, a palavra permanecerá aqui, invisível, abaixo da superfície. 

Ao mesmo tempo, é levada para fora porque “PROCUREM-SE” também é adesivo. Que pode ser colado onde for. 

Você está andando na rua, visitando um amigo ou no bar sozinha e encontra essa palavra colada. De repente, você está olhando para os lados, para os cantos, para as superfícies que refletem a sua própria imagem. Procurando. 

Você leva a palavra por aí dentro da sua cabeça. Ela começa a germinar ideias. Procurar a si mesma, procurar outras pessoas, procurar a si mesma nas outras pessoas, procurar as outras pessoas em si. Não dá para saber onde isso vai dar.

“PROCUREM-SE” é um trabalho de revide político feito para se espalhar pela cidade, em direção à ação simples e contínua, abrindo mão do controle de querer saber quais são os resultados.

Julia Raiz 

GALERIA DE IMAGENS

  • PROCUREM-SE
    PROCUREM-SE
    PROCUREM-SE
    PROCUREM-SE
    Foto: Kraw Penas/SEEC

    Foto: Kraw Penas/SEEC
    PROCUREM-SE
    Foto: Kraw Penas/SEEC

    Foto: Kraw Penas/SEEC
    PROCUREM-SE
    Foto: Kraw Penas/SEEC

    Foto: Kraw Penas/SEEC