Paisagens em transformação: arqueologia urbana em Morretes

Morretes, município do Paraná inserido entre a Serra do Mar e a Baía de Paranaguá, vem sendo ocupado por populações diferenciadas desde dez mil anos atrás. O povoado, fundado no início do século XVIII, era ligado a Paranaguá, e foi desmembrado de Antonina em 1841.

Na paisagem urbana atual, que compreende a cidade e localidades, como Porto de Cima, são visíveis as antigas edificações com arquitetura característica, algumas tombadas pelo Patrimônio Estadual. Entretanto, um olhar mais atento pode identificar sambaquis que ressaltam na planície litorânea, margeando os rios Nhundiaquara e Jacareí, entre outros. Novas obras que provocam intervenções na superfície e subsuperfície, que incluem construções, estradas, sistemas elétricos, de água e saneamento, além de reformas em antigas praças, e no interior de residências e igrejas, têm revelado, com as pesquisas arqueológicas, vestígios pré-coloniais e históricos, fundamentais para uma maior compreensão das origens e dos processos de ocupação humana e da transformação da paisagem.

Na mostra estiveram expostos vestígios, do acervo do Museu Paranaense, relacionados a diferentes épocas em Morretes, relacionados tanto a povos pré-coloniais: caçadores-coletores, sambaquieiros, ceramistas e agricultores, como ao período histórico: arraiais de mineração, caminho do Itupava, engenhos de erva-mate, armazéns, farmácias, parte da cultura material representativa da arqueologia urbana. Os materiais apresentados na exposição, em sua maioria, resultaram de estudos sistemáticos desenvolvidos pelo Museu Paranaense e pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Foi uma grande viagem pelo tempo através de evidências recuperadas na malha urbana de uma cidade e a certeza que um rico patrimônio arqueológico pode estar embaixo de nossos pés ao atravessarmos ruas, praças ou entrarmos em prédios e construções...

A exposição ocorreu de 26/ 06 a 30/09/2012