Passione Italia

Mostra no Museu Paranaense retrata vida cotidiana na Itália

Exposição composta por 70 fotos é inédita no Brasil

 

Passione Italia

 

O Museu Paranaense abriu, no dia 26 de maio de 2012, a exposição “Passione Italia”. A mostra integrou os projetos “Mia Cara Curitiba” e “Momento Itália Brasil”, e reuniu imagens do cotidiano italiano. As fotos foram escolhidas entre centenas de obras produzidas pelos participantes da obra coletiva “Una Giornata Italiana”, realizada na Itália nos dias 16 e 17 de março de 2011, em uma espécie de concurso cultural feito para comemorar os 150 anos de Unificação da Itália.

 

Passione Italia

 

As imagens mostraram um pouco do dia a dia do país. O projeto, organizado pela Federação Italiana Associações Fotográficas, obteve o patrocínio do Ministério Italiano dos Bens e Atividades Culturais, do Ministério do Turismo, da União das Províncias Italianas e do Comitê Itália 150. O objetivo era representar o país e seus cidadãos no aniversário dos 150 anos da Unificação.

 

Passione Italia

 

A ideia da ação era tornar viva e visível a unificação construída, através de objetivos comuns e do compartilhamento da tradição e da cultura nacional. Para complementar o projeto, foram propostos diversos temas os quais as fotos deveriam retratar. As categorias eram: “Trabalho, Ciência e Tecnologia”, “Ambiente e Energia”, “Natureza e Paisagem” e “Vida Cotidiana”.

 

A curadoria da exposição foi de Silvia Pozzati, professora de Língua e Cultura Italiana, que trabalha em Curitiba junto ao Departamento de Italiano da UFPR e ao Consulado Geral da Itália.

A exposição ocorreu de 27 de maio a 17 de junho de 2012