Planeje uma visita em grupo

A equipe do Núcleo Educativo, responsável por acompanhar as visitas, criou circuitos com mediações e ações práticas para aprofundar os temas presentes nas exposições em cartaz. Ideal para escolas e instituições, as visitas são conduzidas por educadores e educadoras do MUPA.

  • De terça a sexta-feira.
  • Duas opções de horário: 10h e 14h.
  • Para grupos de 10 até 40 pessoas.
  • Todas as visitas têm duração de 1 hora e 30 minutos.

O responsável pelo grupo poderá escolher entre uma visita mediada ou uma atividade de ação educativa.

A ação educativa é uma atividade prática vinculada à exposição, que é realizada no momento da sua visita. O Núcleo Educativo, por meio de um processo de pesquisa, elabora uma forma diferente de comunicar os espaços do museu, com metodologia e materiais pensados para cada faixa etária atendida.


A visita mediada é uma atividade que consiste em uma visita guiada pela exposição ou pelo circuito escolhido, onde o núcleo educativo, por meio da didática, direciona as informações sobre o espaço selecionado, adaptando-se ao público e à faixa etária do grupo. A agenda é atualizada semestralmente e as datas disponíveis são exibidas no calendário, de segunda a sexta, é necessário realizar um agendamento pelo formulário. No formulário, você pode escolher uma das opções de visitação listadas abaixo.


Os circuitos possuem disponibilidade de visitação com acessibilidade em Libras, consulte. 

 

Educativo
  • Circuito Polinizando relações: abelhas e jardins 

AÇÃO EDUCATIVA

A visita inicia com uma contação de histórias sobre o processo de polinização, seguido de uma visita à exposição “Ephemera/Perpétua”. Na exposição, as crianças poderão observar a interação dos pesquisadores e de populações tradicionais com as abelhas nativas da região do Paraná, sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas. Logo após, as educadoras conduzem as crianças para conhecer as espécies de abelhas sem ferrão que vivem no jardim do MUPA.

A ação é finalizada com uma atividade de colorir.

  • Circuito Histórias Indígenas e Afro-paranaenses 

VISITA MEDIADA
Passando pelas exposições “Mejtere: histórias recontadas” e “Ante ecos e ocos”, que trazem em seus pontos em comum a representação da população negra e indígena. 
Ambas as exposições são fruto de processo de curadoria compartilhada do MUPA, unindo e movimentando membros da sociedade e da instituição.

  • Circuito Território Paranaense: olhares diversos 

VISITA MEDIADA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
Os participantes percorrem os espaços expositivos ouvindo histórias sobre o tecido étnico e cultural tão plural que é o estado do Paraná. Passando pelas exposições “Mejtere: histórias recontadas”, “Nosso Estado: Vento e/em movimento” e “Ante Ecos e Ocos” o grupo tem a oportunidade de refletir sobre a ocupação do território, processos de imigrações e migrações na região, além conhecer sujeitos e memórias do nosso estado. 

  • Circuito Ser Arqueóloga: escavando acervos

AÇÃO EDUCATIVA
A visita inicia com uma mediação pela exposição “Ephemera/Perpétua” no MUPA, onde os estudantes podem vivenciar acervos relacionados à área de Arqueologia, como peças retiradas de sambaquis na região do litoral, por exemplo. Logo depois, os visitantes realizam uma atividade prática de investigação e produção de uma ficha de observação dos objetos arqueológicos.

  • Circuito Ser Historiador: fontes que contam histórias

AÇÃO EDUCATIVA
Consiste em uma visita mediada pelas exposições “Ephemera/Perpétua” e “Numismática e cultura material: Coleções do Museu Paranaense”,  juntamente a uma ação prática sobre a profissão de Historiador e o que são fontes históricas. A partir da ação, os alunos podem ter a experiência de manipular e catalogar diversas fontes do acervo do museu.

  • Circuito Ser Antropóloga: etnografando acervos indígenas do MUPA

AÇÃO EDUCATIVA
A visita contempla mediação e reflexão sobre o acervo indígena do museu, construído por múltiplas populações de toda a América Latina, presentes na exposição “Ephemera/Perpétua”.  Contempla uma atividade prática de investigação das peças expostas, assim como a elaboração de uma ficha de observação do acervo, pensando de forma crítica a presença destes elementos no espaço do MUPA, e a ação dos antropólogos, antropólogas e populações indígenas as quais estes exemplares pertencem neste processo. 
 

  • Circuito Histórias Indígenas e Afro-paranaenses 

VISITA MEDIADA
Passando pelas exposições “Mejtere: histórias recontadas” e “Ante ecos e ocos”, que trazem em seus pontos em comum a representação da população negra e indígena. 
Ambas as exposições são fruto de processo de curadoria compartilhada do MUPA, unindo e movimentando membros da sociedade e da instituição.      

  • Circuito Território Paranaense: olhares diversos 

VISITA MEDIADA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
Os participantes percorrem os espaços expositivos ouvindo histórias sobre o tecido étnico e cultural tão plural que é o estado do Paraná. Passando pelas exposições “Mejtere: histórias recontadas”, “Nosso Estado: Vento e/em movimento” e “Ante Ecos e Ocos” o grupo tem a oportunidade de refletir sobre a ocupação do território, processos de imigrações e migrações na região, além conhecer sujeitos e memórias do nosso estado. 

  • Circuito Ser Arqueóloga: escavando acervos

AÇÃO EDUCATIVA
A visita inicia com uma mediação pela exposição “Ephemera/Perpétua” no MUPA, onde os estudantes podem vivenciar acervos relacionados à área de Arqueologia, como peças retiradas de sambaquis na região do litoral, por exemplo. Logo depois, os visitantes realizam uma atividade prática de investigação e produção de uma ficha de observação dos objetos arqueológicos.

  • Circuito Ser Historiador: fontes que contam histórias

AÇÃO EDUCATIVA
Consiste em uma visita mediada pelas exposições “Ephemera/Perpétua” e “Numismática e cultura material: Coleções do Museu Paranaense”,  juntamente a uma ação prática sobre a profissão de Historiador e o que são fontes históricas. A partir da ação, os alunos podem ter a experiência de manipular e catalogar diversas fontes do acervo do museu.

  • Circuito Ser Antropóloga: etnografando acervos indígenas do MUPA

AÇÃO EDUCATIVA

A visita contempla mediação e reflexão sobre o acervo indígena do museu, construído por múltiplas populações de toda a América Latina, presentes na exposição “Ephemera/Perpétua”.  Contempla uma atividade prática de investigação das peças expostas, assim como a elaboração de uma ficha de observação do acervo, pensando de forma crítica a presença destes elementos no espaço do MUPA, e a ação dos antropólogos, antropólogas e populações indígenas as quais estes exemplares pertencem neste processo. 

  • Circuito Pesquisadores na história do MUPA 

VISITA MEDIADA
A vista mediada nos espaços das exposições “Ephemera/Perpétua” e “Lange de Morretes: entre-paisagens” permite uma imersão no acervo interdisciplinar do museu, construído pela equipe de pesquisadores em seus 147 anos de existência. Desde materiais relacionados à arte, ciências da natureza e até o extenso acervo indígena do MUPA podem ser observados na visita.

  • Circuito Histórias Indígenas e Afro-paranaenses 

VISITA MEDIADA
Passando pelas exposições “Mejtere: histórias recontadas” e “Ante ecos e ocos”, que trazem em seus pontos em comum a representação da população negra e indígena. 
Ambas as exposições são fruto de processo de curadoria compartilhada do MUPA, unindo e movimentando membros da sociedade e da instituição.

  • Circuito Presença e Apagamento: Histórias e Sujeitos 

VISITA MEDIADA
A visita observa os processos de construção de discursos históricos e sociais dos espaços do MUPA e de suas exposições. A mediação aborda temas como memória e urbanização da cidade de Curitiba. Narrativa e trajetória estão ligadas no modo como enxergamos o espaço e percebemos a história, por meio de relatos e figuras que vivem em nosso imaginário. Passando pelas exposições "Nosso Estado: Vento e/em movimento”, “Ante Ecos e Ocos”, “Eu memória, eu floresta” e “Conflitos Armados no Paraná”, o estímulo é entender o espaço e a história como escolha, e observar como alguns locais, objetos e sujeitos são favorecidos em espaços como o museu e no direito a ter uma memória.

  • Circuito Pesquisadores na história do MUPA 

VISITA MEDIADA
A atividade acontece nos espaços das exposições “Ephemera/Perpétua” e “Lange de Morretes: entre-paisagens” permite uma imersão no acervo interdisciplinar do museu, construído pela equipe de pesquisadores em seus 147 anos de existência. Desde materiais relacionados às ciências da natureza até o extenso acervo indígena do MUPA podem ser observados na visita.

  • Circuito Produção, curadoria e arquitetura: MUPA Institucional

VISITA MEDIADA
Circuito para público adulto e especializado. A visita envolve a mediação acerca dos aspectos técnicos e curatoriais das exposições no MUPA, pensando em processos como o Edital de Ocupação da Vitrine, que está em sua terceira edição, os processos de curadoria compartilhada, participativa e a atuação dos núcleos Educativo, Design e Arquitetura dentro da gestão.

AGENDE SUA VISITA AQUI.