Transformação da linguagem escrita: páginas do tempo

A evolução da escrita é tema de exposição no Museu Paranaense
Imagens e objetos formam uma linha do tempo da linguagem escrita

Transformação da linguagem escrita: páginas do tempo

O Museu Paranaense abriu a mostra “Transformação da Linguagem Escrita: páginas do tempo”, que permaneceu em cartaz até o dia 10 de setembro e fez um apanhado sobre a evolução da comunicação, trazendo imagens e objetos que fizeram parte deste processo.

A exposição refletiu as diversas formas do homem se comunicar e se expressar por meio de diferentes métodos e tecnologias. Em quase todas as culturas, os alfabetos e as letras são feitas com significados simbólicos.

Transformação da linguagem escrita: páginas do tempo

A linguagem escrita também tornou possível a disseminação do conhecimento e da informação, inicialmente por meio de documentos escritos e séculos mais tarde com os livros impressos. “Transformação da Linguagem Escrita: páginas do tempo” contemplou a escrita desde a Pré-História da humanidade, com o uso da escrita cuneiforme, seguida da forma manuscrita, a invenção da imprensa e o período da Revolução Industrial e Tecnológica até a Era Digital. Também foi demonstrada a diversidade dessa linguagem nas múltiplas culturas e na especificidade de determinados grupos, como os surdos e cegos.

A exposição esteve em cartaz de 15 de maio a 10 de setembro de 2012.