Um intrépido polonês em céu brasileiro: o feito extraordinário do aviador Stanisław Skarżyński -1933

Convite para a Exposição Um intrépido polonês em céu brasileiro: o feito extraordinário do aviador Stanisław Skarżyński -1933

No ano em que a passagem de Skarżyński pelo Brasil completa 80 anos, a exposição:
“Um intrépido polonês em céu brasileiro: o feito extraordinário do aviador Stanisław Skarżyński (1933)” com curadoria de Dulce Osinski, traz a história dessa viagem através de reproduções fotográficas documentos e recortes de jornais da época, além disso, uma réplica da aeronave RWD-5bis utilizada pelo piloto e um selo postal comemorativo, criado pela artista plástica Everly Giller, foram especialmente criados para a data e poderão ser apreciados pelos visitantes.

Relembrar o feito de Skarżyński quase um século depois é uma maneira de celebrar a história do povo polonês e a vinda desses imigrantes para o Brasil (fluxos migratórios ocorridos da metade do século 19 e inicio do século 20). Ao cruzar o Atlântico num avião, o piloto polonês refaz o trajeto que muitos poloneses fizeram a caminho das Américas. A exposição Skarżyński celebra esse momento, valorizando a memória e resgatando a história da etnia polonesa no Paraná.

A exposição é uma realização do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da Casa de Cultura Polônia Brasil e conta com o apoio da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko, Museu Paranaense, Secretaria da Cultura do Paraná e Nexo Design.


Serviço:
Exposição: Um intrépido polonês em céu brasileiro: o feito extraordinário do aviador Stanisław Skarżyński (1933).
Local: Museu Paraense
Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba - PR
De 03 de Maio a 02 de Junho de 2013
ENTRADA FRANCA: Terça a sexta das 9 às 18h Sábado e Domingo das 10 às 16h