Vidro - Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda

banner

 

Sob o nome fictício Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, os artistas Antônio Gonzaga Amador e Jandir Jr, trajados com uniformes de segurança, abordam questões relacionadas à ligação entre instituições de arte e os profissionais de segurança que trabalham cotidianamente em suas salvaguardas. "Vidro” é uma das propostas performáticas criada pela dupla de artistas, selecionada no III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine.

O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa anual do Museu Paranaense, iniciado em 2020, que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa em diálogo com as disciplinas científicas da instituição, promovendo a interdisciplinaridade entre diferentes campos de atuação em exposições gratuitas.

 

vidro
vidro

Texto crítico

Se em O Sermão da Montanha: Fiat Lux (1978), Cildo Meireles propôs que um grupo de seguranças, na realidade atores contratados, protegesse e vigiasse a pilha de 126.000 caixas de fósforos Fiat Lux, tendo como contexto a ditadura militar brasileira; em Vidro (2023), Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, na verdade artistas da performance, propõe com seu serviço, que a dupla de seguranças encostem seus rostos na vitrine e observem, através dela, os acontecimentos que se dão no entorno, tendo como contexto a atual sede do histórico Museu Paranaense, inaugurado em 1876.

Os artistas vêm mobilizando, por meio de suas produções poético-performativas, um conjunto de ideias em torno da segurança, do trabalho e das implicações raciais que irradiam desses temas. No projeto Vidro, pensado para ocupar a vitrine do Museu Paranaense, a dupla explora o recurso do absurdo e da comicidade em um gesto firme e repleto de síntese. Utilizando um vocabulário não barulhento nas suas performances, Antônio Amador e Jandir Jr. tensionam os limites entre aquilo que é corriqueiro e aquilo que é extraordinário dentro de uma instituição de arte.

O vidro, parte central da concepção performática, ganha opacidade ao ser confrontado com o rosto dos dois seguranças. A dupla quebra com a limpeza e transparência da matéria vidro, e também com a supostas limpezas e transparências das narrativas enraizadas em museus como o Paranaense, que atravessou duas viradas de séculos, sendo criado antes mesmo da abolição da escravatura no Brasil. Ao questionarmos como foram construídos os espólios artísticos e culturais no território brasileiro, nos deparamos com narrativas de apropriação, violência e apagamento.

A dupla, ao devolver certa opacidade para os 'muros de vidro', nos permitindo finalmente enxergá-los, aponta para um revisionismo que vem sendo radical na produção intelectual e artística brasileira contemporânea. Revisionismo esse que não está situado na ideia de pureza e clareza, mas na lida com os ruídos e polifonias, constituinte de todo saber que não se pretende universalizante. Com coragem e certa dose de ironia, Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda traz para o front do debate um profissional que muitas das vezes é instruído a performar a neutralidade e rigidez, tal qual o vidro. Que o trabalho da dupla possa lançar escuros nas zonas claras de nosso tempo.

-

Ana Raylander Mártis dos Anjos

Sobre os artistas

Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., série de propostas performáticas concebidas por Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr., é realizada em instituições de arte pelos próprios artistas trajados com uniformes de segurança, e tem seus problemas centrais vindos das relações entre instituições como essas e as pessoas que trabalham cotidianamente em suas salvaguardas.

 

Registro da performance “Vidro”, dos artistas Antônio Gonzaga Amador e Jandir Jr, que aconteceu no dia 25/06/2023 no MUPA.

logos

 

GALERIA DE IMAGENS

  • vidro
    vidro
    vidro
    vidro
    vidro
    vidro
    vidro
    vidro
    Foto: Rafael Dabul

    Foto: Rafael Dabul
    vidro
    Foto: Rafael Dabul

    Foto: Rafael Dabul
    vidro
    Foto: Rafael Dabul

    Foto: Rafael Dabul
    vidro
    Foto: Rafael Dabul

    Foto: Rafael Dabul
    vidro
    Foto: Rafael Dabul

    Foto: Rafael Dabul
    vidro
    Foto: Rafael Dabul

    Foto: Rafael Dabul
    vidro
    Foto: Rafael Dabul

    Foto: Rafael Dabul