Vladimir Kozák: o olhar de um viajante

Quadros, fotos, aquarelas e trechos de filmes retratam a história do Paraná e um pouco de Vladimir Kozák

A mostra revela a trajetória do engenheiro e documentarista tcheco Vladimir Kozák, radicado em Curitiba, no final da década de 1930. São fotografias, pinturas e filmes que retratam os Povos Indígenas Brasileiros, bem como o Paraná urbano e rural, entre as décadas de 1940 e 1960. Os registros reunidos nesta mostra são resultado tanto do trabalho autoral de Kozák como de suas atividades como fotógrafo e cinegrafista no Museu Paranaense e na Universidade Federal do Paraná.

O artista
Vladimir Kozák nasceu em 19 de abril de 1897, na República Tcheca. Veio ao Brasil em 1923 a serviço de uma empresa multinacional. Impressionado com a beleza natural do país começou a filmar, fotografar e pintar aspectos urbanos e rurais da nação. Em 1938 passou a residir em Curitiba. Como fotógrafo e cinegrafista do Museu Paranaense e da Universidade do Paraná, acompanhou as expedições científicas da equipe do professor José Loureiro Fernandes, do Departamento de Antropologia, para o qual produziu vários filmes sobre etnologia indígena e cultura popular no Paraná.

Exposição “Vladimir Kozák, o olhar de um viajante”
Curadoria: Maria Fernanda Maranhão - Setor de Antropologia
Lúcio Araújo - Setor de Ação Cultura